TURMA 81 ENSINO RELIGIOSO 2015

TEXTO PARA ENSINO RELIGIOSO PARA RESPONDER AS QUESTÕES SOBRE A BÍBLIA


          Genealogias são listas enormes de descendentes de um determinado indivíduo. As genealogias na Bíblia têm muito a nos ensinar. Eis algumas das suas lições:
  1. A importância da história. A explicação do presente muitas vezes está no passado.
  2. O valor das origens. 
  3. Muitos nomes representam uma história.

       Muitas pessoas depreciam o valor da Bíblia Sagrada pelo fato de algumas de suas histórias serem repletas de milagres extraordinários. Alguns chegam a perguntar: "Como pode Jonas sobreviver no ventre de uma baleia?" Essas pessoas afirmam que é impossível para um cidadão bem informado dos nossos dias acreditar em histórias fantásticas assim. A razão pela qual muitos pensam assim é porque essas pessoas se definem pela completa falta de FÉ. É interessante observar que, apesar disso, a maioria das pessoas acredita que Deus criou o mundo e o universo. No entanto, é muito mais difícil criar tudo o que existe a partir do nada. Mas como pode alguém acreditar que Deus criou todas as coisas e duvidar que ele tem poder para interferir no mundo ciado? Se cremos que Deus é Todo-Poderoso, como podemos duvidar que Ele tenha feito milagres extraordinários?
          Uma das acusações mais comuns contra a Bíblia Sagrada é que ela contenha contradições. Estas acusações envolvem datas de acontecimentos históricos. Para não cair em contradições, segue uma lista de sugestões que podem ajudar a compreender que não são fatos contraditórios, mas que alguns autores deram enfoque num determinado aspecto da época e,  outro autor a outros detalhes.
  1. Ler a Bíblia com espírito manso e sem duvidar de tudo.
  2. Compreender a cultura da época. Os estudos da genealogia demonstram, que alguns nomes eram pulados propositadamente, conforme a intenção do autor, o que era uma prática comum na Antiguidade.
  3. Certo autor procura enfatizar uma parte da história, enquanto outro omite certos detalhes porque não eram importantes para seu propósito.
  4. Não exigir precisão científica para certas afirmações bíblicas. Algumas são apenas generalizadas.
  5. Nos manuscritos bíblicos está a solução de muitas dificuldades linguísticas.
          É do conhecimento de todos a existência de vários livros chamados sagrados. Os cristãos dizem que a Bíblia é a Palavra de Deus, afirmando a autoridade única da Bíblia. Seria isso razoável?           Em primeiro lugar, devemos abordar a ideia muito comum de que todos os livros sagrados são de igual valor e que todos são verdadeiros e divinos. Seria lógico afirmar isso? Quando avaliamos os diversos livros vamos descobrir que muitas das ideias de um livro sagrado são absolutamente contrárias às doutrinas de um outro.  Como podem os dois dizer a verdade? Com certeza um deles está errado. A Bíblia, por exemplo, declara que Jesus Cristo é o único caminho para Deus (João 14:6); ou isso é verdadeiro, ou é falso. Diante de uma decisão obre que livro seguir, há dez razões pelas quais deve-se considerar a singularidade da Bíblia, o que indica a sua origem divina.
  1. A história bíblica tem sido confirmada pela arqueologia.
  2. A Bíblia convida-nos à verificação de seus fatos, em vez de criar um sistema religioso não passível de verificação.
  3. As profecias bíblicas têm sido cumpridas na história humana.
  4. A Bíblia afirma com clareza sua origem divina. Por mais de 400 vezes, lemos:" Assim diz o Senhor." 
  5. A Bíblia é o livro mais lido da história humana, inclusive em nossos dias.
  6. O poder de atuação da mensagem é visto em qualquer povo, em qualquer época e em qualquer classe social.
  7. A transformação de vidas pela mensagem bíblica é fato indiscutível.
  8. nenhum outro documento antigo foi tão bem preservado em relação aos documentos originais.
  9. Sempre que os preceitos bíblicos foram aplicados em uma nação, essa foi abençoada com isso.
  10. nenhum outro livro pode ser equiparado à Bíblia na história humana.

          Não estaria a Bíblia desatualizada? Essa é uma pergunta honesta. Vários são os grupos religiosos que têm sugerido uma "complementação da Bíblia", como se a mensagem de Deus nas Escrituras estivesse incompleta.  Precisamos reconhecer que a mensagem de Deus na Bíblia é única. Muitos outros livros podem conter verdades e dar-nos conselhos úteis, mas nenhum deles pode ser comparado à Bíblia. nem mesmo a mensagem trazida por uma criatura espiritual ou angelical pode ser aceita como Escritura Sagrada ou como um Evangelho. A revelação escrita de Deus está encerrada na Bíblia. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário