DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN



O 7º ANO DA EMEF. PRINCESA ISABEL, JUNTAMENTE COM A PROFESSORA DULCY TITULAR DA TURMA E A PROFESSORA DIZA DO AEE, NO DIA 21/03/2017, PRESTARAM UMA LINDA HOMENAGEM AO ALUNO J.V, COLEGA DA TURMA QUE NASCEU COM A SÍNDROME DE DOWN, A TRISSOMIA “21”.



O DIA 21/03 É O DIA MUNDIAL DA SÍNDROME DE DOWN. ESSA FOI A DATA ESCOLHIDA DEVIDO A TRISSOMIA “21” E PORQUE AS PESSOAS, AS AUTORIDADES, A SOCIEDADE DE FORMA GERAL PRECISAM SE CONSCIENTIZAR SOBRE OS DIREITOS QUE ESTA PESSOA TEM EM SER RESPEITADO DO MESMO MODO QUE OS  “NORMAIS” , COM IGUALDADE E A ACESSIBILIDADE DE INCLUSÃO EM TODOS OS ESPAÇOS SOCIAIS.
A TRISSOMIA “21” É A PRESENÇA DUMA TERCEIRA CÓPIA DO CROMOSSOMO “21” NAS CÉLULAS DO INDIVIDUO, QUE DEVERIA SER FORMADO APENAS POR UM PAR DE CROMOSSOMOS, MAS QUE APARECE “3” NO CASO DA PESSOA COM DOWN.


 
 

A SÍNDROME DE DOWN É UMA ALTERAÇÃO GENÉTICA, PORTANTO, PRESENTE EM TODAS AS RAÇAS E CLASSES SOCIAIS.
AS PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN NÃO SÃO DOENTES E ESTA SÍNDROME TAMBÉM NÃO É CONTAGIOSA.





O PROGRESSO NA APRENDIZAGEM É AFETADO POR DOENÇAS INFECCIOSAS RECORRENTES, PROBLEMAS NO CORAÇÃO, DEFEITOS CARDÍACOS CONGÊNITOS, NA VISÃO (MIOPIA, ASTIGMATISMO OU ESTRABISMO) E NA AUDIÇÃO. A DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM PODE VARIAR DE MEDIANA PARA GRAVE.

    



A IDADE DA MÃE INFLUENCIA BASTANTE O RISCO DE CONCEPÇÃO DE BEBÊ COM ESTA SÍNDROME. AS GRAVIDAS COM RISCOS DEVEM TER CONSULTAS DE ACONSELHAMENTO GENÉTICO, PODERÃO REALIZAR TESTES GENÉTICOS (COMO A AMNIOCENTESE).





“PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN TÊM APRESENTADO AVANÇOS IMPRESSIONANTES E ROMPIDO MUITAS BARREIRAS. EM TODO MUNDO, HÁ PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN ESTUDANDO, TRABALHANDO, VIVENDO SOZINHAS, SE CASANDO E CHEGANDO À UNIVERSIDADE”.
 



A PESSOA COM S.D. QUANDO ADOLESCENTE E ADULTA TEM UMA VIDA SEMIDEPENDENTE. EMBORA POSSA NÃO ATINGIR NÍVEIS AVANÇADOS DE ESCOLARIDADE PODE TRABALHAR EM DIVERSAS OUTRAS FUNÇÕES, DE ACORDO COM SEU NÍVEL INTELECTUAL. ELA PODE PRATICAR ESPORTES, VIAJAR, FREQUENTAR FESTAS, ETC.
 



A SÍNDROME DE DOWN SALIENTA IMITAÇÕES GENÉTICAS NO POUCO QUE SE PODE FAZER, MAS SALIENTA QUE A EDUCAÇÃO PODE PRODUZIR EXCELENTES RESULTADOS. O EMPENHO INDIVIDUAL DOS PAIS, PROFESSORES E TERAPEUTAS COM ESTAS PESSOAS PODE PRODUZIR RESULTADOS POSITIVOS INESPERADOS.




OS PAIS DEVEM AJUDAR A CRIANÇA COM S.D. PRECISA PARTICIPAR DA VIDA FAMILIAR COMO AS OUTRAS CRIANÇAS. DEVE SER TRATADA COM CARINHO, RESPEITO E NATURALIDADE.